Skip to content

Um pé lá em Santa Catarina e outro no Rio Grande do Sul

24/03/2013

Conheço uma infinidade de geólogos que tem um irmão agrônomo. Eu também faço parte deste clã. Minha irmã (e antiga parceira de montagem de cabaninha sob as taquareiras, no pátio de casa), preferiu aprender sobre a ciência do cultivo do solo enquanto eu preferi entender e pesquisar tudo o que aconteceu antes disso. Sim, pq se hoje vemos um solo, um dia houve uma rocha!

Pois, cansada das mazelas da cidade, a agrônoma da família juntou seus trapinhos, os trapinhos do marido (que também é agrônomo) e os trapinhos do filho e se mandaram para o meio do mato. Mais especificamente para a zona rural de Jacinto Machado, no sul de Santa Catarina, próxima a região dos Cânions.  Trilhando o caminho contrário dos nossos ancestrais que sairam do campo e foram pra cidade, eles agora tiram da terra seu sustento, respiram ar puro todo dia, comungam com a natureza e brevemente estarão recebendo pessoas dispostas a compartilhar deste mesmo tipo de experiência, convidando-as a levar, pelo menos por alguns dias, uma VIDA ARTESANAL. Mas isto é assunto para outro post.

Bom, esta introdução toda foi só pra falar que a cidade de Jacinto Machado, num esforço conjunto com outras cidades do sul catarinense e norte gaúcho, buscam que a região dos Cânions do Sul seja reconhecida pela UNESCO como Geoparque. Para saber um pouco mais sobre a Rede Global de Geoparques clique aqui.

Eu, por exemplo, não tinha nem idéia de que o Brasil possui apenas 1 Geoparque: o do Araripe, no Ceará (http://geoparkararipe.org.br). Considerando o tamanho do nosso país e a diversidade de sítios geológicos que temos, um Geoparque só é muito pouco.

Sou suspeita pra falar, mas a região dos Cânions do Sul é de uma beleza sem par e em termos de história geológica nem se fala. Seria legal facilitar a difusão desta história para mais pessoas além da comunidade geológica. Muito se fala sobre preservação, mas na minha opinião é difícil levantar uma bandeira sem conhecimento de causa.

canion fortaleza

Vamos torcer para que a região dos Cânions consiga, através do seu trabalho e esforço, o merecido reconhecimento. Porque, cá pra nós, a natureza já fez a sua parte há mais de 120 milhões de anos.

Ainda vamos falar bastante sobre isto…

Anúncios

From → Geologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

UM PÉ LÁ ... OUTRO AQUI

Viagens, andanças e experiências. E um pouquinho de Geologia...

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: